Paris- Brest com chantilly - Sabor e Aromas de Portugal

Últimas

sábado, 10 de maio de 2014

Paris- Brest com chantilly

Adoro este clássico da pastelaria francesa. O seu nome deve-se a um pasteleiro que decidiu homenagear a corrida de bicicleta que ia de Paris a Brest e inventou este bolo em forma de círculo que faz lembrar uma roda de bicicleta. Cá em casa chamamos-lhe éclair gigante. Fica um bolo bem guloso!






























Ingredientes:
Massa
150 g farinha de trigo sem fermento
50 g manteiga
1 pitada de sal
250 ml água
1 colher de café de açúcar
3 ovos

Recheio
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de açúcar baunilhado

Cobertura
1 pacote de natas
150 g chocolate em barra

Preparação:
Massa
Colocar num tacho e levar ao lume a água, o sal, o açúcar e a manteiga. Quando levantar fervura, deitar a farinha de uma só vez no tacho e mexer continuamente até que a massa se despegue do tacho, formando uma bola. Colocar a massa num recipiente de vidro e com a batedeira eléctrica, incorporar os ovos um de cada vez. A consistência da massa deve ficar mole mas não líquida e confirma-se que está no ponto ideal quando demora a cair das varetas da batedeira (ver foto). Num tabuleiro forrado com papel vegeta, fazer dois círculos com 20 cm de diâmetro, um por cima do outro (usei o saco de pasteleiro com um bico largo mas pode-se moldar o círculo com uma colher). Levar ao forno a 180ºC durante aproximadamente 35 minutos (só se deve abrir a porta do forno no final da cozedura). Desligar o forno e manter o bolo no interior com a porta entreaberta durante mais 40 minutos.

Recheio:
Bater as natas com os açúcares até obter chantilly. Guardar no frigorífico até ao momento de rechear.

Cobertura:
Colocar as natas num tacho e levar ao lume até levantar fervura. Retirar do fogão, adicionar o chocolate partido em pedacinhos e mexer até obter um creme homogéneo.

Quando o bolo estiver completamente arrefecido cortar em duas metades, rechear com o chantilly e cobrir com o chocolate. Servir de imediato.




Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário